RSS

Dados da Aula

Titulo da Aula
Retroprojetor: Auxílio Didático
Eixos Temáticos

Português: Versos e Estrofes
História: Tipos de Ruas e Endereços
Ciências: Os Animais e Suas Utilidades
Artes: Desenho Orientado
Ensino Relig: A Mentira

Competências

-Compreender que uma poesia ou poema pode estar organizado em versos e estrofes;
-Identificar em texto oferecido quantidade de versos e estrofes em que está composto;
-Perceber os diferentes tipos de ruas que existe na cidade;
-Compreender que toda rua tem um nome ou número;
-Reconhecer a utilidade de cada animal para o homem;
-Listar os objetos utilizados na higiene do ambiente;
-Desenhar em seqüência de acontecimentos;
-Criar hábito de falar sempre a verdade;
-Compreender os malefícios que a mentira pode causar.






Estratégia Pedagógica da Aula

-Dividir a turma em cinco grupos com temas diferentes para realizar atividades e apresentar para a turma utilizando o retroprojetor.
-Em um envelope oferecer a poesia: Valsa da Vassoura, pedir que após ler, pensar numa estratégia divertida de ilustrá-la e apresentá-la à turma;
-Auxiliar o grupo a projetar a imagem da poesia ilustrada na parede com o retroprojetor para que todos leiam e conheçam o que realizaram com o material recebido;
- Ao mesmo tempo em que lêem ir perguntando quantos versos tem a estrofe lida? E quantas estrofes tem a poesia completa, etc;
-Proposta de construção de escrita de texto em versos e poesias.
-Outro envelope contendo saquinhos plásticos e CD com a música: Se Esta Rua Fosse Minha, para criar uma história sem palavras e apresentar à turma;
-Conversa informativa pelo professor perguntando se conhecem algumas ruas da cidade onde moram e se todas as ruas são iguais ou não? Citar que há ruas estreitas, largas,asfaltadas, de terra, broqueteadas, com paralelepípedos;
-Marcar pesquisas dos nomes de algumas ruas do bairro onde os alunos moram e colagem de figuras dos diferentes tipos de ruas;
-Envelope com papel celofane e música impressa: Coelhinho da Páscoa, para ilustrar em seqüência e apresentar no retroprojetor cantando a música e passando as transparências;
-Perguntar se o coelho fornece ovo mesmo ou não, E qual a utilidade dele ao homem. Da mesma forma perguntar sobre a vaca, galinha, porco, etc;
- Envelope com história muda, faltando o final da mesma para o grupo desenhar o final na lâmina observando a seqüência dos fatos ocorridos;
-Depois oferecer o final original para compararem e apresentarem para a turma;
-Envelope com saquinhos plásticos e CD com a música A Barata Diz que Tem;
- Pedir que criem imagens coerentes com a música e que apresentem à turma no retroprojetor colocando a música de fundo;
-No momento da apresentação falar que a barata mentia muito e queria ser e ter o que não tinha e o que não era;
-Perguntar se devemos ser assim em nossas vidas e citar o que Deus diz sobre a mentira;
- Marcar pesquisa na Bíblia que fale sobre a mentira;
-Citar exemplos do que a mentira pode causar tais como: intrigas, morte, inimizades, entre outros.

Habilidades a Desenvolver

-Diferenciar versos e estrofes de uma poesia;
-Escrever texto em versos e estrofes;
-Ler poesia em voz alta e entonação adequada;
-Ilustrar a poesia de acordo com o tema tratado na mesma;
-Saber o próprio endereço e de alguns familiares;
-Criar uma história sem palavras somente ouvindo a música;
-Classificar entre outros animais o que fornece alimentos, matéria prima para confeccionar e produzir roupas, calçados, cintos, casacos, etc;
-Apresentar coerência no desenho, de forma a representar fidelidade da história muda espelhada;
-Ter atitudes no dia-a-dia, demonstrando a verdade no falar e fazer comportamentais;
- Realizar atividades de grupo seguindo instruções proposta pela professora.







Tecnologias Midiáticas a serem Utilizadas

_Computador, Máquina Digital, Impressora, CD, Retroprojetor, Aparelho de som, Livro de Poesia.




Orientação Prévia para o Professor Parceiro

_Que o tempo gasto nas oficinas não prejudicará o andamento das aulas, pois as atividades serão dentro das disciplinas e conteúdos que estão sendo explorados na semana prevista;
_O professor precisa conhecer os diferentes materiais utilizados na oficina bem como, sua finalidade antes de aplicar com os alunos;
_Que o mesmo deverá planejar incluindo as ações propostas em parceria;
_Que a utilização do retroprojetor, aguça e estimula a aprendizagem do aluno.


Materiais de Apoio da Estratégia


Bibliografia Indicada
_ CD Canções para Ninar(Cantiga Popular);
_Coleção de CD Cantigas de Rodas
_PC para pesquisa e impressão de letras de música;
_Literatura em Minha Casa – Poesia Fora da Estante
Volume 01 - Autores: Dilan Camargo, Elias José, Millôr Fernandes, Paulo Leminski e Walmir Ayala
_Eu Gosto de Comunicação
Célia Passos e Zeneide Silva
4ª Série



Webliografia Indicada

www.google.com.br

0 comentários:

Postar um comentário